to top

É normal o bebê roncar??

foto-bb-dormindo

 

Olá mamães,

Engraçado que quando pensamos no sono do bebê, a primeira imagem que vem na nossa cabeça é o de silencio e calma, né?

Porém, muitos bebês tem o sono bem ruidoso logo nos primeiros dias de vida, roncando enquanto dormem.

A minha filha por exemplo, tinha noites em que ela costumava roncar e eu ficava me perguntando se isso era normal.

Apesar de roncar à noite ser algo normal, a verdade é que qualquer ronco durante o sono tem alguma causa por trás. Foi então que procurei saber através da pediatra e em pesquisas no querido amigo google.

O bebê roncar não é normal, e isto pode indicar que algo está acontecendo, pois o ronco ocorre devido à passagem do ar pela via aérea que se encontra estreitada, causando o ruído típico do ronco.

O bebê pode roncar quando está gripado ou resfriado devido ao acúmulo de secreções na garganta e no nariz. Porém, o ronco pode ser um sintoma de outros problemas de saúde como:

  • Aumento das amígdalas na garganta e das adenoides, que são uma espécie de carne esponjosa que se localizam dentro do nariz
  • Rinite alérgica;
  • Apneia do sono, que é caracterizada pela parada respiratória durante o sono;
  • Refluxo gastroesofágico
  • Laringomalácia, que é um problema congênito da laringe, principalmente se o bebê ronca desde que nasceu.

– Os recém-nascidos, por vezes, logo após o nascer, podem ter alguma obstrução nasal, que provoca o ronco. Geralmente, nestes casos, o bebé espirra muito, e devido à dificuldade em respirar, não consegue mamar facilmente. Esta é uma situação aguda, pois é temporária. Durante estes meses, os pais devem limpar as cavidades nasais com soro fisiológico ou com auxílio da máquina de vapor.

bebe-roncar

O ronco faz com que o bebê gaste mais energia, pois tem que fazer mais força para respirar, podendo levar a dificuldades na alimentação. Desta forma, o bebê pode emagrecer ou a não ganhar peso suficiente e apresentar retardo no desenvolvimento do sistema nervoso e na coordenação motora.

Ao respirar pela boca, o bebê pode ter mais desconforto e dor na garganta, assim como maior facilidade em desenvolver infecções na garganta. Além disto, o bebê ao respirar pela boca, os lábios ficam entreabertos e os dentes expostos, podendo causar a longo prazo alterações na estrutura dos ossos da boca, podendo a face ficar alongada e os dentes mal posicionados.

Mamães, é muito importante levar o bebê ao pediatra se ele roncar e não estiver gripado ou resfriado, principalmente se o sono ou o peso do bebê estiverem alterados. 

 

Beijocas

Lely Schmidt

Facebook Comments

Lely Schmidt

Leave a Comment