to top

Saiba mais sobre a Vacina de Meningite B

Agora temos no Brasil uma nova vacina para prevenir a meningite bacteriana tipo B, mas imunização ainda não será realizada na rede pública para combater o subtipo da doença. Apenas em rede particular e não é todo mundo que tem condições de pagar. 

Aqui no Estado do Rio de Janeiro por exemplo, uma dose está saindo cerca de R$500,00. Sendo que são necessárias duas doses. 

vacina

 

 Segundo aos médicos, bebês com idade entre 2 a 5 meses precisam tomar três doses. Em crianças com faixa etária entre 6 e 11 meses, a recomendação é de duas doses. Ambas as faixas etárias são classificadas como grupo prioritário.

Já para quem tem mais de 1 ano e até 50 anos, a recomendação é de duas doses.

 

Esta vacina é mesmo importante? 

A bactéria não é nova, mas sim a vacina que é nova no Brsil. A meningite por meningococo tipo B não era tão comum no Brasil, mas com a redução dos casos de doença causados pelo por meningococo tipo C (pela introdução da vacina contra essa bactéria no calendário de vacinação do Ministério da Saúde para menores de 2 anos), o meningo B pulou do segundo lugar (responsável por 20% dos casos) para o primeiro como causa de doença meningocócica nessa faixa de idade.
Essa bactéria é responsável por cerca de 60% dos casos nos menores de 1 ano, cerca de 100% nas crianças entre 12 e 23 meses e 58% nas crianças entre 2 e 5 anos. Ou seja, é importante sim.

Doses-e-reforços-Meningite-B-300x196

Alguns Sintomas:

  • FEBRE
  • PERDA DE APETITE
  • VOMITOS E NAUSEAS
  • DOR DE CABEÇA
  • CANSAÇO
  • RIGIDEZ NA NUCA
  • MANCHAS ARROXEADAS NA PELE
  • SENSIBILIDADE Á LUZ

 

Como ocorre a transmissão da bactéria?

A disseminação das meningites bacterianas é de pessoa para pessoa, principalmente por meio de gotículas e secreções expelidas pelas vias respiratórias. Mas um dado importante (e assustador): Os adultos podem ter a bactéria na garganta e transmiti-la sem que a doença se manifeste. Por isso, o ideal (mas infelizmente muito caro!) é que todos os contactantes mais próximos da criança sejam vacinados e que se evite estar com a criança em aglomerações.

Quais vacinas contra meningoco estão disponíveis no Brasil?

Imagem-300x169

meningo-B-300x168

Meningo-C-300x162

Meningo-w-300x128

meningo-y-300x116

 

Estando com o esquema todo completo não há risco nenhum de ter meningite, não é?

Infelizmente Não. O que você vai fazer é reduzir muito as chances de ter a doença. Meningite pode ser causada por muitos agentes, como vírus, tuberculose, fungos e outras bactérias. Muitos vírus acometem o sistema nervoso e causam meningite, não existindo vacina contra eles.

 

image023

Facebook Comments

Lely Schmidt

Leave a Comment