to top

Vitamina D

                                                     Vitamina-D-cortado-475x240

Vocês sabiam que a principal fonte de Vitamina D vem do sol?  

 Pois é mamães, a principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. Alguns alimentos, especialmente peixes, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações.

Sei que tem muitas mamães, que assim como eu, acordam muitas vezes na madrugada e quando o bebe está dormindo, preferem descansar também! Sei como é cansativo essa fase, mas vocês n podem deixar de dar o famoso banho de sol que os pediatras tanto recomendam!

O consumo da vitamina D é essencial para as gestantes também, a falta dela pode levar a abortos no primeiro trimestre. Já no final da gravidez, a carência do nutriente favorece a pré-eclâmpsia e aumenta as chances da criança ser autista.

Relacionei a baixo algumas doenças que a falta da Vitamina D causa : 

1- A fragilidade óssea, como a osteomalácia e o raquitismo

2- Asma

3- Autismo: um estudo sueco descobriu que a falta de vitamina D está ligada ao nascimento de crianças com autismo

4- Pressão alta

5- Osteoporose

6- Problemas cardiovasculares

7- Câncer (a vitamina D favorece 17 tipos de câncer, como os de mama, próstata e melanoma)

Apesar da Vitamina D  estar presente em alimentos de origem animal, estas comidas não possuem a quantidade de vitamina D que o organismo necessita. Entao, para evitar a carência da substância é importante tomar de 15 a 20 minutos de sol ao dia. Caso tenha alguma dúvida, procure um médico pois ele ira orienta-la na forma correta. 

 

 

Espero ter ajudado!

Beijocas

Lely Schmidt

xx

 

Facebook Comments

Lely Schmidt

Leave a Comment